Ferramentas de Apoio, Linux

Aumentando a produtividade com os snippets

Written by Pedro Mendes · 59 sec read >

Uma ótima dica para quem usa uma IDE ou editor decente é usar os snippets, blocos de códigos reutilizáveis que “brotam” no seu código após o uso de uma keyword e um tab.

É impressionante como a maioria sabe disso mais deixam essa ferramenta de lado. Utilizando o Gedit hoje resolvi checar como criar novos snippets com coisas mais úteis que for, if e foreach. Como tenho trabalhado em um projeto com CodeIgniter, fiz em poucos minutos snippets completos para criação de controllers, models, helpers, libraries, etc. Além do código em si, embuti os esqueletos dos comentários no formado do phpDocumentator.

Tive uma sensível diferença de produtividade, mesmo tendo parado para criar os snippets. Agora entendo porque o Pragmatic Programmer bate na tecla dos script generators. Realmente ajuda.

Para habilitar os snippets no GEdit, basta ir em Edit -> Preferences -> Plugins e selecionar o plugin snippets.

Clicando no botão Configure Plugin na mesma janela, você pode ver todos os Snippets criados e criar os seus. Para criar um snippet novo não tem mistério algum, basta olhar os outros que você pega o jeito da coisa fácil fácil.

A única coisa que achei estranho no GEdit é que você só pode configurar o plugin do snippet se tiver com um arquivo de extensão reconhecida aberto no Editor. Se estiver só com um Unsaved Document aberto por exemplo, ele não deixa.

Para quem ainda não conseguiu “visualizar” a coisa toda, veja as duas imagens abaixo:

Criei o snippet cicontroller para construir controllers do CodeIgniter. Agora, depois de digitar essa keyword dar um tab, tenho isso:

Canivete Suíço do Shell

Pedro Mendes in Linux
  ·   13 sec read

3 Replies to “Aumentando a produtividade com os snippets”

  1. bacana eu tbm estou sando o gedit ,e uma coisa que eu tava sentindo falta era das auto-completes que eu ja estava acostumaddo a ter no phpedit de quando eu usava win.

  2. interessante! vou fazer isso no Textmate! 😛

    só que aqui a parada se chama bundles.

    PS: acho que seu blog vai ter um rank alto no google pra quem buscar por Textmate de tanto que eu comento sobre ele aqui. no fundo eu estou te ajudando, tá vendo? 😀

  3. Fala ai Pedro tudo bom?
    Vai rolar o Primeiro Encontro de PHP do Rio de Janeiro, que está sendo promovido pela lista de discussão do PHP Rio do Yahoo.
    Informações em: http://www.phprio.com

    Se puder dar uma força comentando no Blog e/ou comparecendo o Pessoal agradece 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.