Ferramentas

Snippets: aumentando a produtividade com eles

Written by Pedro Mendes · 2 min read >
Snippets

Uma ótima dica para quem usa uma IDE ou editor decente é usar os snippets, blocos de códigos reutilizáveis que “brotam” no seu código após o uso de uma keyword e um tab.

É impressionante como a maioria sabe disso mais deixam essa ferramenta de lado.

O que são Snippets?

person in white shirt using computer
Photo by cottonbro studio on Pexels.com

Snippets de código são uma pequena porção de código-fonte que pode ser reutilizada em vários lugares.

Ele pode ser utilizado para representar uma solução comum a um problema específico, para representar um trecho de código usado com frequência ou então como uma demonstração de como algo deve ser feito.

Alguns exemplos de snippet de código incluem:

  • Uma função para calcular a média de uma lista de números
  • Um exemplo de como ler dados de um arquivo
  • Uma implementação de uma determinada estrutura de dados
  • Um exemplo de como usar uma API específica

Snippet de código geralmente são curtos e podem ser facilmente copiados e colados em outro projeto.

Alguns editores de código, IDEs e ferramentas de desenvolvimento web possuem recursos de gerenciamento de snippets, isto é, permitem buscar, classificar e gerenciar snippets de código salvos.

Isso pode ajudar a tornar o desenvolvimento mais rápido e eficiente, permitindo então que os desenvolvedores encontrem e reutilizem o código com facilidade.

Habilitando snippets no GEdit

Utilizando o Gedit hoje resolvi checar como criar novos snippets com coisas mais úteis que for, if e foreach.

Por exemplo, tenho trabalhado em um projeto com CodeIgniter, fiz em poucos minutos snippets completos para criação de controllers, models, helpers, libraries, etc.

Além do código em si, embuti os esqueletos dos comentários no formado do phpDocumentator.

Tive uma sensível diferença de produtividade, mesmo tendo parado para criar os snippets. Agora entendo porque o Pragmatic Programmer bate na tecla dos script generators. Realmente ajuda.

Para habilitar os snippets no GEdit, basta ir em Edit -> Preferences -> Plugins e selecionar o plugin snippets.

Preferências do Gedit
Preferências do Gedit

Clicando no botão Configure Plugin na mesma janela, você pode ver todos os Snippets criados e criar os seus. Para criar um snippet novo não tem mistério algum, basta olhar os outros que você pega o jeito da coisa fácil fácil.

A única coisa que achei estranho no GEdit é que você só pode configurar o plugin do snippet se tiver com um arquivo de extensão reconhecida aberto no Editor. Se estiver só com um Unsaved Document aberto por exemplo, ele não deixa.

Para quem ainda não conseguiu “visualizar” a coisa toda, veja as duas imagens abaixo:

Editor do Gedit
Editor do Gedit

Criei o snippet cicontroller para construir controllers do CodeIgniter. Enfim, depois de digitar essa keyword dar um tab, tenho isso:

Snippet gerando código
Snippet gerando código

Como ser um programador mais ágil

athletes running on track and field oval in grayscale photography
Photo by Pixabay on Pexels.com

Certamente os snippets não são a única forma de se tornar um programador mais rápido, existem formas mais eficientes do que simplesmente habilitar um recuso no seu editor de texto. Por exemplo:

  1. Pratique: A prática é a chave para se tornar melhor em qualquer coisa, incluindo programação. Portanto, quanto mais você escrever código, mais rápido você se tornará em escrever e entender códigos.

  2. Aprenda a digitar rapidamente: Uma boa digitação pode ajudar a aumentar sua velocidade de codificação. Há vários tutoriais e jogos online que podem ajudá-lo a melhorar sua digitação.

  3. Conheça seu ambiente de desenvolvimento: Conheça seu editor de código ou IDE e aprenda todos os atalhos de teclado e recursos que ele oferece. Isso pode ajudá-lo a navegar e escrever código mais rapidamente.

  4. Reutilize o código: Reutilize o código que você já escreveu, se possível. Utilize snippets de código, bibliotecas e frameworks. Quanto menos código você precisar escrever, mais rápido você será.

  5. Aprenda a depurar rapidamente: Saber como depurar seu código rapidamente pode ajudá-lo a identificar e corrigir erros mais rapidamente.

  6. Aprenda a pesquisar: Aprenda a usar a documentação e ferramentas de pesquisa para encontrar informações e soluções de forma rápida. Isso pode economizar muito tempo e esforço.

  7. Faça pausas regulares: Fazer pausas regulares pode ajudá-lo a se manter concentrado e evitar a exaustão.

  8. Aprenda a lidar com o fracasso : Não se desanime quando encontrar dificuldades, em vez disso tente entender o porque de ter dificuldade e use isso para se tornar melhor.

Lembre-se, programar requer habilidade, mas também requer paciência e perseverança. Com o tempo e a prática, você poderá se tornar um programador mais rápido.

VIM e suas abas!

Pedro Mendes in Ferramentas
  ·   2 min read

Experimentando o Slackware 12

Pedro Mendes in Ferramentas
  ·   6 min read

3 Replies to “Snippets: aumentando a produtividade com eles”

  1. bacana eu tbm estou sando o gedit ,e uma coisa que eu tava sentindo falta era das auto-completes que eu ja estava acostumaddo a ter no phpedit de quando eu usava win.

  2. interessante! vou fazer isso no Textmate! :Psó que aqui a parada se chama bundles. PS: acho que seu blog vai ter um rank alto no google pra quem buscar por Textmate de tanto que eu comento sobre ele aqui. no fundo eu estou te ajudando, tá vendo? 😀

  3. Fala ai Pedro tudo bom?Vai rolar o Primeiro Encontro de PHP do Rio de Janeiro, que está sendo promovido pela lista de discussão do PHP Rio do Yahoo. Informações em: www.phprio.com. Se puder dar uma força comentando no Blog e/ou comparecendo o Pessoal agradece 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: