CouchDB

Você já ouviu falar em CouchDB ?

Written by Pedro Mendes · 1 min read >

Esta semana fui apresentado a idéia de usar o Apache CouchDB pelo dx7lab em um projeto experimental. Já tinha visto algumas pessoas falarem dele, mas confesso que o máximo que conhecia era a descrição do wikipedia. Existe pouco material na net sobre ele, até porque o projeto é bem recente, mas a idéia principal é bem inovadora: unir a idéia de um db distribuído, orientado a documentos, usando JSON como base pra sua organização e toda camada para seu acesso baseada em REST. Uau!

Ainda estamos lendo muito [muito mesmo] sobre o assunto e aprendendo muitas coisas legais. Se você quiser dar uma lida, além do site oficial existem alguns recursos legais:

Video de apresentação por Chris Anderson


Slides are here: http://jchris.mfdz.com/code/2008/10/talk_slides

Livro da O’Reilly

A O’Reilly Media esta publicando o rascunho do seu livro sobre CouchDB (com o humilde adendo ao titulo de “Definitive Guide”). Ainda tem muita coisa a ser escrita, mas aos poucos os conteúdos vão sendo postos online. O link? Esse aqui.

Screencast do peepcode sobre Rails+CouchDB

O peepcode publicou há algum tempo um screencast sobre como usar uma app Rails com CouchBD. O valor do screencast é de U$ 9, se você tiver paypal, fica a dica.

Tradução do Madrugão sobre o CouchDB on Rails by Aimee

O pessoal do madrugao esta traduzindo e postando um material muito legal sobre o tema. Vale dar uma olhada. O link é esse.

Enfim, acho que o recado esta dado. Ainda não sei se o CouchDB se comporta bem em produção, por isso cuidado, todo passo dado agora é um investimento alto. Mas por tudo que o projeto pretende ser, quando estiver 100% vai ser muito, muito legal.

4 Replies to “Você já ouviu falar em CouchDB ?”

  1. fala pessoal,

    Legal que estão usando em Produção, se puder comentar, em que aplicação estão usando? detalhes? oba…

    Aqui na Locaweb “por enquanto” ainda não estamos usando Couchdb em Produção, mas surge várias idéias para testar/brincar, como por exemplo o Confluence, teoricamente ele é um monte de documentos separados por caterorias, filhos e etc. Seria bacana usar o Couchdb nele…

    []’

    Madrugao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.