Api

APIs – A Strategy Guide

Acabei de entrar na reta final do livro APIs: A Strategy Guide e acho que já vale me adiantar e publicar as minhas impressões.

Background Image

Acabei de entrar na reta final do livro APIs: A Strategy Guide  e acho que já vale me adiantar e publicar as minhas impressões.

O livro em questão é do Daniel Jacobson (@daniel_jacobson), juntamente com Greg Brail e Dan Woods. Estes dois últimos eu nunca tinha ouvido falar, mas o Daniel Jacobson é simplesmente um dos diretores de Engenharia da Netflix, responsável justamente pela equipe que toca a API da empresa.

Comprei esse livro com grandes expectativas. Minha intenção era encontrar um conteúdo que trouxesse a tona um debate sobre API Design, explorando os padrões já utilizados por grandes aplicações e seus prós e contras – mas infelizmente esse desejo não foi realizado. Não me entenda mal: o livro não é ruim, mas não foi tão proveitoso pra mim.

Logo de início o autor gasta um tempo falando sobre o valor de uma boa API, que toda aplicação deveria começar por ela e como grandes empresas atuais só foram possíveis por conta de uma boa API pública/privada.

E assim segue o livro, explicando sobre algumas definições genéricas sobre APIs e alguns casos de uso. Mas nada de API Designs e virtudes /consequências sobre cada pattern.

Roubando um trecho de um comentário na Amazon sobre esse livro, a frase que resume o mesmo é: “Você deve usar uma API. E neste livro você vai encontrar as razões para isso”.

Sinopse Oficial do Livro APIs – A Strategy Guide (em Inglês)

Programmers used to be the only people excited about APIs, but now a growing number of companies see them as a hot new product channel. This concise guide describes the tremendous business potential of APIs, and demonstrates how you can use them to provide valuable services to clients, partners, or the public via the Internet. You’ll learn all the steps necessary for building a cohesive API business strategy from experts in the trenches.

Facebook and Twitter APIs continue to be extremely successful, and many other companies find that API demand greatly exceeds website traffic. This book offers executives, business development teams, and other key players a complete roadmap for creating a viable API product.

  • Learn about the rise of APIs and why your business might need one
  • Understand the roles of asset owners, providers, and developers in the API value chain
  • Build strategies for designing, implementing, and marketing your product
  • Devise an effective process for security and user management
  • Address legal issues, such as rights management and terms of use
  • Manage traffic and user experience with a reliable operating model
  • Determine the metrics you need to measure your API’s success
Fonte: Amazon

Pontos Positivos

O livro tem uma abordagem voltada para negócios do que técnica, o que pode ser um ponto positivo a depender do leitor.

Se você esta pensando em expor sua API para o mundo, esse livro pode lhe entregar informações úteis – especialmente para conversar com os stakeholders.

Pontos Negativos

Por não ser um livro técnico, alguns conceitos ficam um pouco abstratos. Eu adquiri o livro na expectativa de obter informações para levar para o dia-a-dia do time, o que infelizmente não aconteceu.

Se interessou no livro?

Importância estratégia de APIs para empresas

As APIs (Application Programming Interfaces) têm se tornado cada vez mais importantes para as empresas, pois permitem que elas conectem diferentes sistemas e plataformas e ampliem a funcionalidade de seus aplicativos e sites.

Algumas das principais vantagens de ter uma API para uma empresa incluem por exemplo:

  1. Ampliação do alcance: As APIs permitem que as empresas compartilhem seus dados e funcionalidades com terceiros, ampliando o alcance e a eficiência de seus serviços. Isso pode incluir integrações com outras empresas, plataformas de redes sociais ou aplicativos de terceiros.

  2. Inovação: As APIs permitem que os desenvolvedores criem novos aplicativos e serviços que combinam dados e funcionalidades de diferentes fontes. Isso pode permitir a inovação e criação de novos negócios para as empresas.

  3. Personalização: As APIs permitem que as empresas forneçam conteúdo e funcionalidades personalizadas para diferentes grupos de usuários, com base em suas preferências e necessidades.

  4. Análise de dados: As APIs permitem que as empresas coletem e analisem dados de diversas fontes, o que pode ajudar a melhorar as estratégias de negócios e tomar decisões informadas.

  5. Produtividade: As APIs permitem que os funcionários e parceiros das empresas acessem recursos e dados de maneira mais rápida e eficiente, o que pode aumentar a produtividade e diminuir custos operacionais.

  6. Interoperabilidade: As APIs permitem que diferentes sistemas e dispositivos se comuniquem e funcionem juntos, independentemente de suas plataformas ou tecnologias.

Enfim, as APIs podem ser uma forma poderosa para as empresas expandir seus negócios, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do usuário.