codigo35.com

Scala : Curso gratuito com guru da linguagem

Scala

Muito tem se falado sobre o poder das linguagens funcionais atualmente – o velho entrou (novamente) na moda. Fiz há alguns meses o curso “Functional Programming Principles in Scala” do Coursera, que é ministrado pelo próprio Martin Odersky – pai da linguagem e quase uma lenda viva da programação.

O curso é realmente excelente, cobrindo diversos aspectos básicos da linguagem e possuindo uma série de exercícios bem bacanas de programação.

Módulos:

O curso tem datas de aberturas frequentes e vale ficar de olho. O endereço é esse aqui.

Especialização

Para os mais empolgados é possível ir além pois o Coursera liberou uma especialização completa de programação funcional em Scala – indo além do curso acima.

Caso tenha interesse, você pode realizar o Functional Programming in Scala Specialization, que é composto por 5 cursos (o curso que recomendei acima é o primeiro da lista).

A especialização tem cerca de 56 horas de aulas e caso você opte por pagar, poderá então receber um certificado ao final.

O que é Scala?

Linguagem de programação de propósito geral criada para mais concisa do que Java e capaz de expressar conceitos de forma menos prolixa, a partir de experiências com a linguagem de programação funcional chamada Haskell.

Scala é uma linguagem de programação orientada a objetos e funcional, o que significa que ela suporta tanto a programação orientada a objetos quanto a programação funcional. Certamente, isso a torna uma ferramenta poderosa para muitos tipos de desenvolvimento de software, incluindo aplicações web, aplicativos de nuvem e aplicativos distribuídos.

Scala é uma linguagem popular?

É uma linguagem de programação relativamente popular, embora não seja tão utilizada quanto linguagens como Java ou C++.

No entanto, ela é utilizada em alguns contextos, especialmente em aplicações de grande escala, onde as suas capacidades de concisão e escalabilidade são particularmente úteis.

Ela é utilizada em empresas como Twitter, LinkedIn e Netflix, bem como em muitos projetos de código aberto. Ela também é uma das linguagens de programação mais populares para trabalhar com o framework de análise de dados Apache Spark.

Scala e o mundo Open Source

Vários projetos de código aberto utilizam Scala. Por exemplo:

Por que aprender Scala?

Há várias razões pelas quais alguém poderia escolher aprender Scala:

Exit mobile version